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Gestão de E-commerce: Qual sua importância para os Negócios

“Nos últimos anos, o e-commerce se tornou uma das formas mais poderosas de fazer negócios. No entanto, apenas criar uma loja online não é suficiente. Uma gestão de e-commerce eficaz é o que realmente determina o sucesso ou fracasso de um negócio virtual.”

Neste artigo, irei te auxiliar a descobrir e valorizar, de fato, a importância de uma boa gestão de e-commerce para os negócios online das suas operações digitais e como uma administração estratégica de alguém responsável, alinhado a missão e valores da sua equipe, pode aumentar as suas chances de sucesso. Se você tem ou pretende criar uma loja virtual, entender esses conceitos será fundamental para você manter sua loja eficaz nos tempos atuais e funcionando de forma otimizada, acredite.

Mas afinal? O que seria, de fato, uma Gestão de E-commerce?

Você provavelmente sabe que uma boa gestão pode ser resumida através de processos que reúnem ações como planejar, organizar, coordenar e controlar os recursos e atividades de uma organização para alcançar seus objetivos de forma eficiente e eficaz. Em termos simples, é o ato de tomar decisões estratégicas e operacionais para garantir que os recursos (humanos, financeiros, materiais, etc.) sejam usados da melhor forma possível para alcançar os resultados desejados.

Em uma boa gestão, aonde sabemos que gerir, administrar ou conduzir algo com o objetivo de alcançar metas e resultados específicos, em uma loja virtual, o planejamento, controle e liderança para atingir esses objetivos de forma eficiente abrange aspectos como uma boa logística, estoque, estratégias de um bom time de marketing, atendimento ao cliente e um depto financeiro alinhados as ações, para se alcançar as metas desejadas da organização.

Além disso, também é importante se ressaltar a importância de um bom time de desenvolvimento de criação, alinhados na elaboração e implantação de toda essa operação. Podendo-se então resumir isso como:

Definição de uma boa Gestão de E-commerce: abrange aspectos como estoque, logística, marketing, atendimento ao cliente, e financeiro.

Principais Áreas da Gestão: Operação, marketing, atendimento ao cliente, finanças, logística e análise de desempenho (dados).

Mas se tratando de vendas em ambientes online, como lojas virtuais e plataformas onde diversos vendedores oferecem seus produtos ou serviços diretamente aos consumidores de forma prática e centralizada, mas sem que a empresa precise ser a responsável pelos produtos, como no caso dos marketplaces, isso exige decisões geradas por pessoas ou times mais estratégicos?

Caso você tenha algum comércio, produto ou serviço, e queira saber, qual a importância deste tema para a sua solução, sugiro que você possa continuar a ler este artigo.

Por que a gestão de um e-commerce é importante?

Poderia lhe dizer, embora você já compreenda, que uma boa gestão é importante por inúmeros motivos já notáveis e já compartilhados em diversos fóruns, canais digitais e por vários especialistas, que possam ser resumidos em planejamento, organização, liderança e controle.

Mas em qualquer que seja o contexto ou negócio, mesmo que não seja dentro de um ambiente online, empresas ou até mesmo projetos, uma boa gestão é importante e visa otimizar o custo de recursos disponíveis para atingir resultados desejados de maneira eficaz, auxiliando a manter o controle sobre os processo e evitando desperdícios.

Sabendo-se disso e aplicando-se para o universo digital, a importância de uma boa e estratégica gestão de plataformas de comércio eletrônico pode melhor e envolver diversos aspectos positivos para o seu negócio, como:

  • Aumento da eficiência: Uma boa gestão pode melhorar processos internos, reduzir erros e aumentar a produtividade do canal;
  • Melhoria da experiência do cliente: Um bom estrategista auxiliar na melhor entrega de experiência do consumidor, desde o processo de compra até a entrega do produto ou serviço oferecido pela companhia em seus ambientes;
  • Maximização das vendas: Como uma gestão eficiente e estratégica, empresas e soluções de vendas online podem melhorar e otimizar campanhas de marketing e maximizar as oportunidades de venda;
  • Redução de custos operacionais: Aliado a quem compreende destes processos, contar com a ajuda de um bom gestor auxilia sua empresa a ter um controle de custos e também compreender como isso afeta a lucratividade da sua loja virtual.

Como Implementar uma Gestão Eficiente de E-commerce

Contar com especialistas capazes de compreender, além de conhecerem plataformas e soluções, garante com que o ciclo de vida da sua solução seja eficaz em todas as camadas de sua jornada, desde a implantação, até a fidelização e conversão de novos clientes. Especialistas capacitados para esses atividades podem ser a solução para quem deseja, de fato, resultados mais assertivos e a longo prazo para que seus canais de aquisição dentro da internet nos tempos atuais.

Um profissional focado e centrado dentro da operação pode lhe auxiliar de diversas formas. Segue algumas dicas de como um especialista ou estrategista focado em conteúdo digital pode te auxiliar na sua jornada:

Implantação de ferramentas e soluções: Um profissional com boa experiência em plataformas digitais pode lhe auxiliar na aquisição de softwares de gestão, ERP’s, automação de marketing, chatbots, CRM’s, entre outras soluções digitais para o seu projeto focados e alinhadas diretamente nas expectativas do seu negócio, pensando no crescimento a longo prazo da sua operação;

Treinamento da Equipe: Além de conhecimento e experiência para sua operação, investir em um profissional que se dedica e esta em constante capacitação dentro deste segmento também significa contratar alguém com habilidades para poder oferecer treinamento para o seu time de vendas, criação, tecnologia e marketing, para garantir a eficiência das operações, tanto em campanhas focadas para conversão direto dentro da plataforma implantada, quanto para prospecção em outras soluções, que fazem parte do ciclo de conversão e vendas adotadas e realizadas pela empresa;

Análise de Dados e KPIs: Acompanhamento das principais métricas de e-commerce, como taxa de conversão, ticket médio, custo de aquisição de cliente, entre outras, é uma habilidade que muitos profissionais generalista da marketing, dados e estatísticas, nos tempos atuais, podem conhecer, mas somente um profissional focado e disciplinado na operação, irá se empenhar em como lhe entregar estes dados, para uma tomada de decisão mais eficaz e assertiva;

Processos de Melhoria Contínua: Como dito, a importância de ajustar continuamente as estratégias com base nas análises de dados é uma tarefa comum e rotineira de um profissional de marketing digital, mas só quem opera e sabe das dores e necessidades, por conhecer seu painel de operações, vai compreender aonde o calo pega com mais dor, ao ponto de ser certeiro, na sugestão de melhorias para amenizar ou solucionar aonde o mesmo te prejudica.

Entre outras palavras, uma gestão de e-commerce eficiente é essencial para garantir que sua loja online não apenas sobreviva, mas cresça e prospere. Implementando as estratégias corretas, utilizando as ferramentas adequadas e tomando decisões baseadas em dados por alguém que conhece, de fato, a sua operação, desejos e necessidades atuais, você pode melhorar continuamente a performance de sua loja virtual e proporcionar uma experiência de qualidade para seus clientes.

Quer otimizar a gestão da sua loja virtual? Inscreva-se na minha newsletter e siga-me em minhas redes sociais para receber mais dicas e insights práticos e eficazes sobre e-commerce e gestão de negócios online. Se precisar, estou aqui para ajudar sua solução. Um grande abraço do pequeno Alan!

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