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Como Aumentar a Taxa de Conversão em Lojas Virtuais: Guia para Profissionais

“Você está gerenciando uma loja virtual e percebe que, embora tenha muito tráfego, a conversão de visitantes em compradores ainda é baixa? Calme meu caro padawan, você não está sozinho, rs. Muitos proprietários de e-commerce enfrentam esse desafio, acredite. No entanto, com as estratégias certas, é possível aumentar significativamente a taxa de conversão e transformar mais visitantes em clientes.”

Neste artigo, irei te auxiliar a explorar as melhores práticas e táticas de otimização de conversão (CRO) que podem fazer a diferença na sua loja virtual. Venha comigo nessa leitura.

Mas afinal? O Que é Taxa de Conversão e Como Medir?

Você, profissional ou não de e-commerce, marketing, especialista em canais de marketplace ou apenas um seller ou lojista responsável pela gestão de alguma solução de vendas na internet deve saber o que é uma taxa de conversão, correto?

Bom, se não estiver familiarizado com este termo, mesmo trabalhando com alguma solução de vendas dentro do ambiente digital, eu lhe aconselho urgentemente que você pare alguns minutos de seu tempo para dar uma pesquisada rápida nos artigos a seguir da Conversion e da RD Station, para poder conhecer e se familiarizar e saber um pouco mais sobre a importância dessa métrica na sua jornada, para poder mensurar resultados dentro do cenário de marketing digital, pois isso será de grande utilidade e importância para seu conhecimento.

Mas sendo bem breve, Taxa de conversão, também conhecida pela sigla de CRV (Conversion rate), ou então, CRO (Conversion Rate Optimization), é um dos indicadores que fazem parte das métricas de e-commerce responsáveis por auxiliar sellers a avaliar o desempenho de suas lojas ou operações online, desde o tráfego, vendas e o relacionamento de seu negócio com o cliente.

Numa explicação mais aprofundada, como você poderá ver em outros artigos e blogs do mundo do marketing, ela também pode ser definida como uma métrica de marketing responsável pela medição da porcentagem de visitantes de um site, canal, ação desejada dentro de uma campanha, sendo a mesma, responsável por avaliar a eficácia das estratégias do depto e identificar oportunidades de melhoria dentro das mesmas. Se tratando de comércio eletrônico, ela pode se medida como:

1. Taxa de conversão: Porcentagem de usuários que efetuam uma compra após acessar o site;

2. Taxa de abandono de carrinho: Porcentagem de usuários que iniciam uma comprar mas não finalizam;

3. Taxa de aprovação de pedidos: Porcentagem de pedidos que são efetivamente aprovados após o pagamento.

Uma boa taxa de conversão em um e-commerce é fundamental por que ela é responsável por medir a eficácia de suas estratégias de marketing e vendas dentro do negócio, pois a mesma nos exibe o percentual de visitantes que realizam uma ação desejada dentro do escopo da nossa jornada de ações, como por exemplo uma compra ou cadastro de um lead em alguma ação de venda sazonal ou isolada da plataforma de vendas, porém, como o mesmo propósito de fechar uma aquisição dentro da estratégia elaborada pelo time de marketing e vendas.

Ferramentas para Monitoramento: Google Analytics, Hotjar, Search Console, chatbots, redes sociais, ferramentas de testes A/B e automação.

Fórmula base para calculo:
Número de conversões / Total de visitantes x 100

Ex: Página de produto com 1000 visitantes. 10 realizaram a compra. Taxa de conversão igual a 1%.
(10/1000 x100= 1%)

Esse indicador, assim como outros que nos auxiliam dentro deste processo, são importantes pois nos permitem avaliar a eficácia das campanhas e esforços de otimização da loja, identificar oportunidades e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI), reduzindo o custo por aquisição, além de aumentar, quando bem analisadas e trabalhadas, as vendas da plataforma.

Principais Fatores que Afetam a Taxa de Conversão

Velocidade do Site: Um site ou uma página de navegação lenta pode aumentar a taxa de rejeição e diminuir as conversões de maneira drástica, por isso, fique a atento e sempre analisando a performance, para não correr o risco de cair no prejuízo financeiro, por falta de devidas auditorias e vistorias de suas páginas de campanhas e vendas;

Design e Navegação: A importância de uma navegação intuitiva e um design responsivo, nos dias atuais, é mas do que um dever a ser realizado, se você quiser garantir um bom tráfego sem retenção e visibilidade para os seus canais;

Selos de segurança, avaliações de produtos, e garantias de devolução, de fato, aumentam a confiança de quem é impactado pelos menos dentro de uma plataforma. Não pense duas vezes em optar pela aquisição visual de algo que pode te beneficiar e passar mais credibilidade para o seus visitantes.

Otimização Mobile: Garantir que a loja esteja totalmente otimizada para dispositivos móveis.

Estratégias Comprovadas para Aumentar a Taxa de Conversão

Bom, agora que você deu uma vasculhada rápida pela internet e após esse breve resumo sobre o assunto para compreender o que, de fato, seria taxa de conversão (se tratando de e-commerce) segue abaixo alguns insights e sugestões de como melhorar, otimizar, implementar e aumentar a sua receita dentro da sua loja online:

1. Página de Produto

Otimização de descrições, sejam elas com palavras-chaves em títulos, meta descrições, urls da página, acompanhadas por gatilhos emocionais, fotografias de alta qualidade, vídeos, entre outras coisas que podem ser trabalhadas de maneira visual, são processos cruciais e o alicerce de toda ação e estratégia básica de SEO já conhecida dentro do mercado para aumentar a visibilidade de uma página, mas de nada tudo isso adianta, se você não envolver e elaborar todo esse conjunto de forma atraente, informativa e otimizada para que os motores de busca possam encontrar tudo isso no mesmo local, de forma assertiva, ao ponto de poder classificar seus produtos de forma eficaz.

Tudo dentro do digital, seja página de captura, exibição ou de conversão, exige:

  1. Qualidade do Conteúdo: O conteúdo da descrição deve ser relevante e interessante para o público-alvo e persona para que possa atrair o olhar dos visitantes e aumentar a probabilidade de conversão. Conteúdo não se define apenas na alimentação das características básicas, mas sim, em saber trabalhar todo aquele espaço permitido, para uma boa diagramação de informações técnicas, com experiência visual.
  2. Design e Experiência do Usuário: Um site com navegação intuitiva e um design atraente pode facilitar a experiência do usuário e aumentar a probabilidade de conversão.
  3. Chamadas para Ação: Botões e mensagens claras e persuasivas podem incentivar os visitantes a realizar a ação desejada, se bem localizadas e diagramadas e alinhadas dentro de uma boa descrição. Pense neste espaço, como uma landing page ou hotsite, ao invés de ser apenas uma página de promoção ou exibição de um produto no qual você deseja realizar a venda de um produto ou solução da sua loja.
  4. Promoções e Incentivos: Ofertas especiais e descontos podem atrair mais clientes e aumentar a taxa de conversão, se você também souber trabalhar essas informações, dentro deste espaço. Isso não é algo dedicado apenas a ser exibido nas vitrines principais da sua loja. Pense que, até o seu cliente ser convencido, ele precisa, de fato, saber e ter motivos para que ele realmente, de fato, se sinta convencido de necessita da sua solução, dentro deste canal. Exibir isso apenas na página inicial e se esquecer que existe um caminho até o checkout, é dar motivos para exibir dados de abandono em seus relatórios com mais frequência.
  5. Relevância das Campanhas: Adapte as campanhas de marketing ao público-alvo e às suas necessidades para aumentar a probabilidade de conversão. Pense além da caixa. Você tem todo um espaço dentro dessa sessão da sua loja para dar enfase visual para o seu produto, então, aproveite o poder das sazonalidades, temas e segmentação para poder dar mais relevância para o conteúdo que será construído e exibido dentro deste espaço.

2. Checkout

Aqui o que eu tenho a te compartilhar é algo mais direto, mas que acredite, muitos sellers mesmo sabendo e vendo em diversos artigos e materiais distribuídos na internet, ainda assim, conseguem descartar e achar que não faz diferença. Mas, vamos as sugestões:

1. Reduza passos no processo de finalização da compra;
2. Simplifique o processo;
3. Ofereça múltiplas opções de pagto.

O muito, em um era de inteligência artificial, chatbots, automação e tecnologia mais acessível na palma da mão do usuário, em muitos casos, gera desistência e causa desgaste, além de uma má performance.

Se o usuário desbravou todo trabalho elaborado pela sua equipe de design, marketing e desenvolvimento até aqui, então seja prático. Garanta que o seu cliente tenha uma experiência e que lhe deixe visível apenas a segurança e praticidade de querer voltar a realizar uma nova compra no seu endereço.

3. Provas Sociais

Depoimentos e avaliações de clientes em páginas de produtos são o supra sumo e santo graal que garantem que os grande sellers se destaquem de plataformas de pequenos nichos.

Isso não é apenas algo a ser pensado em se trabalhar apenas em um anúncio patrocinado ou em uma landing page meu amigo. É o que demonstra que a sua plataforma garante o que entrega e é a chave que garante que o motor de novas compras e clientes fiéis se tornem futuros lovers da sua plataforma.

Compreenda que o impacto de avaliações e feedbacks de clientes dentro da sua plataforma auxiliam demais na tomada de decisão de compra dentro do ambiente digital. Não é a toa que o livecommerce se tornou algo tão notório dentro das plataformas de redes sociais. Integrar redes sociais na plataforma, não apenas em um rodapé, mas em uma página principal, gera confiança e deixa visível a conexão com seu público, além de te auxiliar a aumentar esses feedbacks em páginas de produtos.

Invista em campanhas e automações que capturem essas experiências de compra e procure deixar visível para novos usuários. Antes boas qualificações, do que reclamações em plataforma onde seus consumidores possam registrar suas insatisfações contra a empresa. Pense nisso.

Resumindo a opera: Aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual não é uma tarefa fácil, mas com as estratégias certas, ferramentas eficazes e otimização constante realizadas por quem conhece o mercado e utiliza essas soluções constantemente, é possível alcançar ótimos resultados.

Comece a aplicar as técnicas que apresentei neste meu artigo e observe suas vendas crescerem: Atraia a confiança do seu publico com uma boa página de produto otimizada e diagramada, simplifique e reduza o abandono de carrinhos, com um checkout eficaz e use o poder das provas sociais para garantir boas conversões.

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